Geração de leads

É o processo que capta e desperta o interesse dos seus clientes pelo seu produto/serviço.

A geração de leads pode ser útil para qualquer tipo ou tamanho de negócio. Ao implementar a geração de leads, você aumenta seu reconhecimento de marca, gera leads qualificados e, por fim, fecha mais negócios.
Quanto mais leads de qualidade sua equipe de vendas trabalhar, maiores serão as conversões em vendas.

Por que a geração de leads é importante?

Captar as informações de um cliente potencial no início desse processo aumenta suas chances de convertê-lo mais rapidamente. Além disso, após captar as informações de um lead, você pode qualificá-lo.
Com isso, você descobre quais têm mais probabilidade de gerar receita para sua empresa e pode concentrar seu tempo e energia em convertê-los.

 

Como identificar leads qualificados?

Eles podem ser identificados através da pontuação de leads ou pelas perguntas de qualificação (quando gerados pelas ações da equipe de vendas).

No caso da pontuação de leads, marketing e vendas definem juntos o que determina um lead qualificado.

Já no caso da prospecção ativa, os leads podem ser qualificados através de perguntas estratégicas que definem alguns aspectos fundamentais dos leads.

Como funciona a geração de leads

A geração de leads procura captar potenciais clientes em volume, aumentando as chances de fechar mais negócios com maior velocidade.

A captação é feita pelos canais, como sites, blog, redes sociais, mailing e anúncios, por exemplo.
São utilizadas diferentes estratégias para captar os leads, como pop-ups, landing pages, formulários, cold calls, cold mails, mensagens nas redes sociais, entre outros.

Canais para geração de leads

Sites

Um site é uma excelente ferramenta para geração de leads! Ele pode englobar vários outros canais, como Landing Pages, Formulários, Call to Action.

Blogs

Através do Blog, vc pode mostrar como a sua marca é referência no segmento compartilhando posts que tiram dúvidas e apresentam conceitos e dados.
Além disso, o Blog vc pode oferecer materiais ricos, como e-books e infográficos sobre temas importantes para o seu público.

Redes sociais

As plataformas de rede social facilitam a orientação de seus seguidores para a ação, desde a opção de deslizar para cima em stories do Instagram até links na bio do Facebook e URLs curtos no Twitter.

Mailing

O Mailing é uma lista de contatos montada manualmente (utlizando formularios no seu site). Lembrando que potencial cliente que esteja em Mailing, precisa dar autorização para receber os conteúdos.

Anúncios

Os anúncios, quando estruturados adequadamente, realmente trazem resultados estrondosos.

Os anúncios estão entre os campeões quando o assunto é geração de leads.
Desde os mais modernos, disparados em plataformas de vídeo (YouTube), música (Spotify), sites de busca (Google), redes sociais (Instagram), até os tradicionais no rádio, televisão e panfletos.

Táticas de geração de leads

Não adianta criar um site, um blog, páginas nas redes sociais, nem montar um mailing sem estratégia.
Conheça algumas táticas:

Inbound

Inbound é a tática de atrair a atenção de um potencial cliente usando técnicas de marketing e criação de conteúdo de qualidade para conquistar autoridade no mercado, que conta com uma variedade de alternativas para geração de Leads. São elas:

Pop-ups

São aquelas janelinhas que aparece quando vc tenta sair da página e ela aparece oferecendo alguma coisa, ou pedindo para vc cadastrar o seu e-mail para receber alguma coisa.
Apesar de serem chatas, quando bem elaboradas e relevantes com a página, conseguem captar um alto volume de leads.

Landing Pages

É uma página que possui todos os elementos voltados à conversão do visitante em Lead, oportunidade ou cliente. Também conhecidas como páginas de aterrissagem ou páginas de conversão, as Landing Pages são muito usadas em campanhas de Marketing Digital, pois costumam ter altas taxas de conversão.
As landing pages despertam o interesse dos usuários com um design encantador e frases chamativas que levam os usuários a completar a ação (fazer o cadastro), gerando assim os leads.

Formulários

Os formulários também precisam seguir alguns requisitos para que consigam trazer bons resultados.
Digamos que o cliente entrou em sua landing page, gostou do seu produto/serviço, porém, quando ele começa a preencher o formulário, percebe que teria que responder muitas perguntas. Isso faria o seu cliente “fugir” da sua página, sem ao menos deixar o e-mail.
Todo o seu trabalho em deixar a landing page atraente para o seu cliente, foi anulado por um formulário falho.
O formulário em uma Landing Page, precisa ser enxuto e direto.

Conclusão

A geração de leads é muito importante para encher a sua base de cliente e aumentar a sua chance de vender mais.
Para isso, vc precisa selecionar os canais certos e empregar as melhores estratégias para captar leads, sem perder qualidade.

E para gerenciar a sua base de Leads, o LeadMob oferece uma gestão completa de seus leads com uma interface amigável e eficiente para gerenciar todo o processo, unificando todos os seus canais de captação em um só lugar.

 

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